BAJA
• Minimo Bump Sterr.
• Manutenção Simples;
• Fixação Robusta;
• Redução de Massa;
Mínimo Bump Sterr;
Bump Sterr é a movimentação do volante do baja, pela movimentação das rodas quando passar por um terreno não uniforme, o volante tende a virar junto com o conjunto de rodas. Converte o movimento de rotação do volante de direção no movimento linear necessário para girar as rodas. O giro do volante foi definido de modo que o condutor não precisasse tirar as mãos do volante para realizar essas curvas fechadas. O bump sterr é um termo utilizado para a tendência do volante de um carro para dirigir enquanto se move para cima. É geralmente medida em graus de boi por metro de movimento para cima ou para graus por pé.
Em automóveis modernos, a frente do pneu move para fora, como a suspensão é levantada, um processo conhecido como as rodas dianteiras "pés virados para fora". Isto dá rolo subviragem. A suspensão traseira é geralmente criado para minimizar o bump sterr.
Os valores típicos são de dois a dez graus por metro, para as rodas dianteiras.
Um Bump Sterr excessivo aumenta o desgaste dos pneus e faz o veículo mais difícil de lidar em estradas irregulares
Bump Sterr é uma parte importante do orçamento utilizado para definir a subviragem do veículo. Figura 1- Exemplo da entrada de dircção resultantes de oscilação do eixo.
Manutenção simples
No baja é utilizada a direção de pinhão e cremalheira, que possui um custo de manutenção menor. O pinhão e a cremalheira são tratados termicamente para resistir às solicitações de atrito. Adotou-se a configuração de dentes retos ao invés de helicoidais pela simplicidade de fabricação e por não haver perdas em cargas axiais.
Ela é realmente um mecanismo bastante simples. Um conjunto de engrenagens de pinhão e cremalheira é encerrado em um tubo metálico, com cada extremidade da cremalheira saindo do tubo. Uma haste, chamada barra de direção, se conecta a cada extremidade da cremalheira.