Bairro jardim
O bairro analisado no presente atlas é o Bairro Jardim, situado no município de Santo André, região metropolitana de São Paulo. O bairro tem área de 945000 metros quadrados e está localizado no primeiro subdistrito da cidade e faz divisa com os bairros centro, Vila Alpina e Bairro Campestre.
Pode-se considerar como justificativa a relação de topofilia que existe entre a maioria dos moradores do Grande ABC, mais especificamente de Santo André; a diversidade de espaços do bairro também foi um fator influente em sua escolha para o atlas.
O atlas tem como objetivo principal detectar se os conceitos expostos em sala estão presentes nos recortes estudados; no caso, verificar se o Bairro Jardim apresenta todas as características possíveis para compreender o espaço e sua relação entre a sociedade e o meio. Bairro Jardim
Capítulo 1 - Contexto Histórico
Com o objetivo de reforçar a segurança do litoral brasileiro o Rei Dom João III envia Martin Afonso de Souza, em 1530, para criar vilas no litoral da colônia. Para contato com os índios e melhor praticidade na formação das vilas Martin conta com a Ajuda de João Ramalho que residia na região do ABC. A vontade de João Ramalho era criar uma vila na região onde morava, seu pedido foi negado e apenas em 1553 foi criada a vila de Santo André da Borda do Campo.
Com a criação da Aldeia de São Paulo de Piratininga, próxima a região, Santo André da Borda do Campo passa então a ser menos movimentada, e devido a problemas de subsistência e segurança a vila de Santo André é transferida para a nova aldeia. Durante um longo período a vila é apenas um bairro de São Paulo, e fica estagnada sendo apenas passagem para viajantes.
O distrito de Santo André abrigava na década de 1930 várias indústrias importantes, possuía a Estação de São Bernardo por onde era transportada grande parte dos produtos aqui produzidos e tinha entre seus moradores vários políticos influentes. Tal situação levou à transferência da sede do