baiologia
1948 palavras
8 páginas
BIOLOGIADNA
Ácido desoxirribonucleico (DNA) é uma molécula que codifica informacional as instruções genéticas utilizadas no desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos conhecidos e muitos vírus. Juntamente com RNA e proteínas, o DNA é uma das três principais macromoléculas que são essenciais para todas as formas de vida conhecidas. A informação genética é codificada como uma sequência de nucleótidos (guanina, adenina, timina, citosina e) registados usando as letras G, A, T e C. A maioria das moléculas de DNA de cadeia dupla são hélices, que consiste em dois polímeros de comprimento de unidades simples chamados nucleótidos, moléculas com espinhas dorsais feitos de açúcares alternada (desoxirribose) e grupos fosfato, com as nucleobases (G, A, T, C), fixada no açúcares. O DNA é bem adequado para o armazenamento de informação biológica, uma vez que a coluna vertebral do DNA é resistente à clivagem e a estrutura de cadeia dupla fornece a molécula com um embutido de duplicar a informação codificada.
Estas duas cadeias correm em sentidos opostos um ao outro e, portanto, são anti-paralelo espinha dorsal, sendo um 3 '(três linha) e os outros 5' (cinco linha). Isto refere-se à direção do carbono 3 e 5 na molécula de açúcar está enfrentando. Junto de cada açúcar é um dos quatro tipos de moléculas chamadas nucleobases (informalmente, bases). É a sequência destas quatro nucleobases ao longo da coluna vertebral, que codifica a informação. Esta informação é lida utilizando o código genético, que especifica a sequência de aminoácidos entre as proteínas. O código é lido por copiar trechos de DNA em RNA relacionados os ácidos nucleicos em um processo denominado transcrição.
Dentro das células, o DNA é organizado em estruturas longas chamados cromossomas. Durante a divisão celular destes cromossomas são duplicados no processo de replicação de DNA, proporcionando a cada célula o seu próprio conjunto completo de cromossomas. Organismos eucarióticos (animais,