Bahia Formosa estudo completo
Natal, RN
2013
A MAIS FORMOSA DAS BAÍAS
Trabalho apresentado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, como requisito para a obtenção da média do 3º bimestre.
Orientador: Prof.ª Vaneska
NATAL, RN
2013
Conteúdo
1 INTRODUÇÃO
No dia 30 de janeiro nós da turma 1.4506.1V fizemos uma viagem memorável a Baía Formosa, mais especificamente a “Mata Estrela” que é a maior reserva de Mata Atlântica ainda preservada no estado do Rio Grande do Norte, da qual não resta no Brasil mais que 7% da superfície original que constituía uma floresta praticamente contínua do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, mas ela ainda é um dos ecossistemas mais ricos e diversificados do mundo.
Como se sabe o domínio morfoclimático da região é o de “mares de morros” onde apresenta o clima tropical que tem como características ser um clima quente e úmido, relevo constituído por planícies, o solo é arenoso em que a areia predomina e são pobres em vegetação, pois não fornece as substâncias necessárias à maioria das plantas, como principalmente a água. Também se encontra o solo de massapê que ao contrario do arenoso é extremamente virtuoso e fértil do ponto de vista agrícola entre outras características próprias que vão ser vistas ao longo do trabalho.
2 CAMINHO ATÉ CHEGAR A BAÍA FORMOSA
No caminho até o ônibus chegar a Baia Formosa foi possível identificar viveiros de camarões, cana-de-açúcar com sistema de Irrigação por aspersão, onde a água é aplicada por emissores chamados de aspersores, que possuem bocais, e essa água é aspergida sob pressão, em forma de uma chuva artificial, também antigos engenhos que datam do período colonial, já que essa era a principal atividade econômica em todo o país, alguns ainda em atividade e