Bah hhhh
Diferentes processos relacionados com a soldagem são usados para corte de peças metálicas e em muitos aspectos estas operações se assemelham a operações de soldagem.
A grande vantagem da soldagem é a possibilidade de obtenção de uma união em que os materiais apresentem uma continuidade não só na aparência externa, mas também nas suas características e propriedades mecânicas e químicas, relacionadas à sua estrutura interna.
Existem muitas definições de soldagem:
• “Processo de junção de metais por fusão”. (Deve-se ressaltar que não só metais são soldáveis e que é possível soldar metais sem fusão).
• “Operação que visa obter a união de duas ou mais peças, assegurando, na junta soldada, a continuidade de propriedades físicas, químicas e metalúrgicas”.
• “Processo de união de materiais baseado no estabelecimento, na região de contato entre os materiais sendo unidos, de forças de ligação química de natureza similar às atuantes no interior dos próprios materiais”.
Perigos no processo de soldagem:
Choque elétrico: é um risco serio e constante no processo de soldagem baseado no uso de energia elétrica . O contato com partes metálicas eletricamente quentes pode causar lesões ou até mesmo morte devido ao efeito do choque elétrico sobre o corpo humano.
A gravidade do choque não está relacionada com a tensão da fonte que o provoca, mais sim com a intensidade da corrente que passa pela vitima, ao percurso do corpo acidentado e a sua duração.
Radiação do arco elétrico: é formado por gases ionizados a uma temperatura muito elevada e capaz de gerar radiação eletromagnética intensa de forma de infravermelho, luz visível e ultravioleta. É essencial proteger os olhosda radiação do arco.