Badminton
Tudo começou na China, há mais de 2 mil anos. Registros históricos indicam que os chineses praticavam um jogo em que uma peteca era rebatida entre os jogadores com os pés. Com o tempo, uma espécie de raquete ou batedor passou a ser utilizada, tanto pelos chineses quanto pelos indianos, que adotaram o jogo. Foi no início do século XIX, na Índia, que o jogo como se conhece e se pratica hoje começou a ter suas regras consolidadas.
Essa primeira versão competitiva já tinha quadra com dimensões definidas, rede com altura-padrão e regras. Esse jogo, chamado de poona, agradou aos militares do Exército colonial britânico, que passaram a praticá-lo. Ao regressarem à Inglaterra, muitos desses militares levaram o jogo e seus equipamentos ao país.
Na Inglaterra, o esporte ganhou o novo nome, badminton, por causa de um nobre inglês, o duque de Beaufort, um entusiasta de vários esportes que surgiam na segunda metade do século no país.
Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), que organizou o primeiro Mundial da disciplina em 1948. E em 1992, passou a fazer parte do programa oficial nos Jogos Olímpicos de Barcelona.
Regras
1) Para começar o jogo:
- com uma moeda ou com a própria peteca, faça um sorteio. O vencedor tem a opção de servir (sacar), receber ou optar por um dos lados da quadra. Os atletas têm direito a um aquecimento de dois minutos antes do início do jogo.
2) Posição na quadra no começo de um game :
- a pessoa que serve deve ficar dentro da área de serviço no lado direito da quadra (olhando para a rede). Quem recebe fica do outro lado da rede dentro da área de serviço no lado direito da quadra, na diagonal de quem serve. Nos jogos em duplas, o parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a visão do recebedor.
3) Posição de quem serve:
- se o placar de quem serve for par, o serviço deve ser feito do lado direito da quadra. Se o placar for ímpar, do lado esquerdo da quadra. Nos jogos em duplas a regra