Bactérias
são agrupadas em três categorias de crescimento baseado na temperatura: psicrófila, mesófila e termófila. Filo em grego significa "amigo de". Psicro significa baixa temperatura. Bactérias psicrófilas têm seu crescimento otimizado em temperatura baixas, entre 0ºC e 20ºC. Exemplos de bactérias psicrófilas são a artrobactéria e a psicrobactéria. Artrobactérias ajudam a neutralizar os efeitos de venenos como pesticidas e nicotina, enquanto as psicrobactérias são a causa de doenças como a meningite. Meso significa moderado ou meio. Bactérias mesofílicas crescem melhor em ambientes de temperaturas mornas, entre 25ºC e 45ºC.
Termo significa quente ou calor. As temperaturas entre 50ºC e 70ºC são ideais para o crescimento das bactérias termofílicas. Exemplos desse tipo de bactérias são o Bacillus flavothermus e a Thermus aquaticus.
O primeiro é uma bactéria formadora de esporos encontrada no solo, enquanto a segunda vive em águas quentes.
Essas bactérias são importantes pois ajudam as plantas, os humanos e os animais a codificar, recodificar e reproduzir o DNA e o RNA com precisão. Hiper significa além. Bactérias hipertermofílicas têm seu ápice de crescimento em temperaturas muito quentes, variando entre 70ºC e 110ºC.
Congelamento extremo
O congelamento extremo geralmente interrompe o crescimento bacteriano e pode matar a bactéria. Quanto mais fria a temperatura, menos bactérias sobrevivem e se reproduzem. É por isso que se mantém a comida na geladeira -- para retardar o crescimento desses microrganismos.
Aquecimento extremo
O aquecimento extremo, acima da temperatura de ebulição da água, é necessário para parar o crescimento bacteriano e matar a bactéria. Uma temperatura mais alta que a temperatura ótima para uma bactéria hipertermofílica parará a reprodução destas bactérias e de qualquer outra. É por isso que médicos esterilizam o equipamento cirúrgico em altas temperaturas.
Aplicações no dia a dia
Seu corpo tentará aumentar sua