Bactérias
-Sintomas: tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas; sudorese noturna; cansaço excessivo; palidez; falta de apetite; rouquidão.
Casos mais graves apresentam: dificuldade na respiração; eliminação de sangue; acúmulo de pus na pleura pulmonar.
- Transmissão: direta, ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso. - Tratamento: é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido.
2. Hanseníase (lepra) (causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium lepra)
- Sintomas: aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações
- Transmissão: pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. Entretanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não a desenvolve. Aproximadamente 95% dos parasitas são eliminados na primeira dose do tratamento, já sendo incapaz de transmiti-los a outras pessoas.
- Tratamento: o contrário do que muitas pessoas podem pensar, em face do estigma que esta doença tem, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura.
Durante este tempo, o hanseniano pode desenvolver suas atividades normais, sem restrições. Entretanto, reações adversas ao medicamento podem ocorrer e, nestes casos, é necessário buscar auxílio médico.
3. Difteria (provocada pelo bacilo diftérico)
- Sintomas: febre baixa, taquicardia e, em alguns casos, chiados e tosses ao respirar. - Transmissão: gotículas de saliva liberadas no ar, contato cutâneo com a infecção ou com objetos contaminados pelas secreções de portador permitem a contaminação de outros indivíduos.
- Tratamento: repouso, antibióticos e