Bactérias
* Germes que causam doenças perigosas podem estar, agorinha mesmo, pegando uma carona com você.
Sua bolsa pode estar cheia de bactérias
Foto: Dreamstime
Nossos queridos não cansam de dizer que toda mulher carrega um caminhão dentro da bolsa. A verdade é que somos apenas prevenidas. Ou alguma de nós nunca precisou sacar de repente o batom, a escova ou uma camisinha (oba!)?
O problema real é que, junto com adorados objetos ali guardados, transportamos no escurinho do zíper alguns germes nada amigáveis, prontos a provocar doenças que vão de um simples resfriado a algo ainda pior, como a gastroenterite.
Pedimos ao biomédico paulista especialista em saúde pública Roberto Figueiredo, conhecido como o Doutor Bactéria do Fantástico, programa da Rede Globo, que apontasse os microorganismos que pegam carona conosco a tiracolo.
Acredite: não há modelo Birkin, Hermès ou Dolce & Gabbana capaz de sair ileso dessa varredura. O melhor a fazer, claro, é a prevenção.
Chicletes, balas e guloseimas
O Doutor Bactéria é categórico: germes adoram qualquer alimento, em particular os que contenham umidade e açúcar. Em contato com a salmonela e o E. coli, uma simples goma de mascar facilmente causa diarréias e dores abdominais. Melhor manter tudo selado com plástico e eliminar as embalagens abertas no prazo máximo de 48 horas.
Escova de dente
Além de trocá-la de três em três meses, no máximo, a cada uso é bom lavá-la com água e uma solução de gluconato de clorexidina a 0,12%, especialmente se a deixa exposta no banheiro antes de colocá-la na bolsa. As cerdas podem abrigar desde bactérias fecais até as causadoras de otite, conjuntivite e sinusite, por exemplo.
Batom
Para não adotar um sorriso amarelo (de doente), fuja dos com validade vencida. Se tiver hidratante na fórmula, é ainda pior, já que microorganismos amam umidade. Emprestou à amiga? Pode pegar herpes labial, candidíase oral (sapinho) e