Bactérias, vírus e fungos. Patologias
As bactérias são seres unicelulares aclorofilados, microscópicos, que se produzem por divisão binária. Elas são células esféricas ou em forma de bastonetes curtos com tamanhos variados, alcançando às vezes micrômetros linearmente. Na maioria das espécies, a proteção da célula é feita por uma camada extremamente resistente, a parede celular, havendo imediatamente abaixo uma membrana citoplasmática que delimita um único compartimento contendo DNA, RNA, proteínas e pequenas moléculas.
Meningite Bacteriana
É uma inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula espinal. É mais grave que a viral e pode levar a óbito. O nome da bactéria causadora é a Neisseria meningitidis (também conhecida como meningococo)
Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas de meningite em adultos inicialmente são a febre alta acima de 39ºC e a dor de cabeça muito forte, e após alguns instantes o indivíduo pode apresentar:
Vômito;
Dor e dificuldade para mover o pescoço;
Dificuldade para encostar o queixo no peito;
Sensibilidade à luz e aos ruídos e
Pode haver manchas cor de vinho na pele.
Nos bebés, procure sinais de: Birra, pouco apetite, cansaço anormal. Se alguém na sua família tiver estes sintomas, procure assistência médica imediatamente.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito pela anamnese e exame físico completo do paciente. A confirmação diagnóstica das meningites é feita pelo exame do liquor, o qual é coletado através de uma punção lombar para retirada de líquido da espinha (conhecido como líquido cefalorraquidiano ou LCR).Exames de imagem, sobretudo a tomografia de crânio, não são exames de escolha para o diagnóstico das meningites, mas são indicados quando há alteração focal no exame neurológico, ou se há sinais de hipertensão intracraniana (dor de cabeça, vômitos e confusão mental), ou crises convulsivas, no início do quadro, sem sinais infecciosos gerais.
O exame físico poderá mostrar:
Taquicardia
Febre
Alterações do estado mental