Bactérias Redutoras de SUlfato
Escola de Ciências e Tecnologia
Microbiologia
Bactérias redutoras de sulfato em tratamento de efluentes
Natal
Dezembro 2013
BACTÉRIAS REDUTORAS
DE SULFATO
•
•
•
•
Amplamente distribuídas em ambientes terrestre e aquático, as BRS formam um grupo de procariontes que têm a capacidade exclusiva de utilizar sulfato como aceptor final de elétrons durante a respiração.
O produto final da redução do sulfato é o gás sulfeto de hidrogênio (H2S) e suas formas iônicas (HS- e S2-). ), processo esse denominado de
“respiração do sulfato” ou também de redução dissimilativa do enxofre.
Ocorre principalmente em sedimentos, onde as condições redutoras são mais favoráveis.
São quimioheterotróficos, ou seja, utilizam compostos orgânicos tais como: lactose, acetato e propionato, além do hidrogênio molecular (H2), como doadores de elétrons e fonte de energia para o seu crescimento.
BACTÉRIAS REDUTORAS DE SULFATO
As bactérias redutoras de sulfato (SRB) constituem um grupo morfológica e filogeneticamente heterogéneo que inclui bactérias e arqueobactérias. • São bactérias anaeróbias, maioritariamente gram negativas, mesofílicas e algumas termofílicas, geralmente não formadoras de esporos e desempenham um papel importante no ciclo do enxofre, utilizando o sulfato (SO4 2-) como aceitador final de eletrons na degradação da matéria orgânica.
As BRS mesófilas Gram negativas apresentam a maior diversidade.
Este grupo pertence ao Filo Proteobacteria, a classe δ – Proteobacteria.
As famílias Desulfovibrionaceae e Desulfobacteriaceae agrupam a maioria das espécies da classe. O gênero mais estudado deste grupo é o Desulfovibrio, devido principalmente a sua ampla distribuição geográfica e facilidade de cultivo em condições laboratoriais.
•
Tratamento de efluentes
Várias atividades industriais que utilizam a água no processo apresentam potencial para geração de efluentes com elevadas