Bactérias Patogênicas
Os coliformes fecais são bactérias encontradas normalmente no trato digestivo humano e que são eliminadas juntamente com as fezes. Eles são adquiridos quando penetram pela pele ou quando são ingeridos juntamente com a água ou alimentos contaminados e são constantemente liberados em grande quantidade, junto com as fezes (Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista). Elas não causam danos à saúde humana, mas, como estão presentes nas fezes, a sua quantidade na água serve como um indicador para avaliar o quanto de fezes pode estar presente em determinada amostra. Se uma quantidade muito grande desses coliformes é encontrada na água, isto indica que foi lançada nela uma grande quantidade de esgoto contendo fezes humanas.Nesse relatório será retratado sobre a contaminação da água pelos coliformes fecais, as principais bactérias patogênicas e suas respectivas doenças causadoras em relação ao ser humano, além de ser apresentado de forma resumida um estudo de caso relacionado a esses coliformes.
2 COLIFORMES FECAIS
2.1 CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA POR COLIFORMES FECAIS
Coliformes fecais, atualmente chamado de coliformes termotolerantes, são bactérias que estão presentes em grandes quantidades no intestino dos animais de sangue quente.
Os coliformes fecais (termotolerantes) podem contaminar a água através das fezes de animais que chegam até a água por meio de despejo do esgoto que não foi adequadamente tratado.
As bactérias coliformes fecais reproduzem-se ativamente à temperatura de 44,5 °C, temperatura suficiente que lhes permite também fermentar o açúcar e a lactose, com produção de ácidos e gases.
São muitas vezes usadas como indicadores da qualidade sanitária da água, e não representam por si só um perigo para a saúde, servindo antes como indicadores da presença de outros organismos causadores de problemas para a saúde.
Os coliformes fecais (termotolerantes) incluem três gêneros, Escherichia, Enterobacter e Klebsiella, sendo a cepas de