Bactérias gram + e gram -
A parede celular de algumas células Gram-negativas e Gram-positivas são cobertas com uma camada em mosaico, reticulada de proteínas visíveis por meio de microscópio eletrônico onde a função desta camada não é bem compreendida. Mas uma delas que é a proteção conferida às bactérias Gram-negativas contra o ataque por outras bactérias predadoras assim servindo como uma barreira a algumas substâncias, prevenindo a evasão de certas enzimas, assim como o influxo de certas substâncias químicas e enzimas que poderiam causar dano a essas células. As Gram-negativas são mais resistentes, pois, quando ele é exposto a enzimas que tem a capacidade de remover parcialmente ou totalmente a parede celular bactéria. Ela perde menos sua parede celular assim ficando mais protegidas; porém, o esferoplasto produzido desta maneira é similar ao protoplasto, pois permite a entrada de grande quantidade de água na célula resultando numa lise celular. Enquanto a Gram-positiva tem sua parede celular completamente destruída por certas enzimas resultando assim em uma célula esférica chamada protoplasto.
2) O mecanismo de coloração de Gram é uma técnica muito aplicada para identificar bactérias e assim selecionar um antibiótico adequado ao paciente. Como é realizada a técnica de coloração de Gram e porque após a aplicação da técnica as bactérias Gram-positivas apresentam características de coloração diferentes das Gram-negativas?
A diferença de coloração entre bactérias Gram-positivas e Gram-negativas pode ser explicada devido a resistência ao descorante pois durante o processo de coloração Gram, as células são tratadas com cristal violeta que é o corante primário após com uma solução mordente de iodo após isto verifica-se a