Bactérias Gram Positivas
E Gram Negativas
As bactérias são seres microscópicos que se reproduzem de maneira assexuada para produzir descendentes geneticamente iguais, aumentando a população de bactérias de maneira rápida. Em outros tipos de bactérias, essa reprodução é mais lenta e ocorre de forma sexuada, a partir da troca de material genético com a finalidade de produzir descendentes com uma enorme variabilidade genética.
As bactérias, conhecidas na biologia como eucariontes unicelulares, se diferenciam pela sua parede celular, que realiza a proteção da célula, tornando a bactéria extremamente resistente ou sensível a antibióticos, sendo por isso classificadas como bactérias Gram positivas ou bactérias Gram negativas.
Parede celular
A parede celular bacteriana é uma estrutura rígida que recobre a membrana citoplasmática e confere forma às bactérias. Ela é constituída por ácido diaminopimérico (DPA), ácido murâmico e ácido teicóico além de aminoácidos, carboidratos e lipídeos. Todos esses compostos estão reunidos para formar substâncias poliméricas complexas que por sua vez estruturam a parede celular.
Uma macromolécula complexa denominada peptideoglicana (também chamada de mucopeptídeo ou mureína) forma a estrutura rígida da parede. Além disso, a parede celular protege a célula, mantém a pressão osmótica intrabacteriana, impedindo o rompimento da célula devido à entrada de água, e funciona como suporte de antígenos somáticos bacterianos.
Coloração Diferencial de Gram
A coloração de Gram é um método de coloração de bactérias desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram (1853 - 1838), em 1884, e que consiste no tratamento sucessivo de um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os reagentes cristal violeta, lugol, etanol-acetona e fucsina básica.
Essa técnica permite a separação de amostras bacterianas em Gram-positivas e Gram-negativas e a determinação da morfologia e do tamanho das amostras analisadas. O