Bacterioses
BACTERIOSES
Bartonella bacilliformis
É transmitida pela picada de flebotomíneos do gênero
Lutzomyia, encontrados apenas no Peru, Equador e Colômbia.
É o agente etiológico da doença Carrión ou Febre Oroya
(Fase aguda da infecção).
A bactéria é inoculada pelos flebotomíneos , onde em um período de tempo variável (Cerca de 21 dias) as bactérias produzem uma invasão maciça de células vermelhas do sangue humano que resulta em uma anemia hemolítica intravascular grave.
Flebotomíneo
Sintomas
Dentre os sintomas da fase aguda encontram-se: Febre, palidez , mal-estar , hepatomegalia não doloroso , icterícia , linfadenopatia, esplenomegalia, anemia hemolítica e imunossupressão transiente. A taxa de letalidade de pacientes não tratados ultrapassou 40 %, mas chegar a cerca de 90% quando a infecção oportunista com Salmonella spp ocorre .
Dentre os sintomas na fase crônica encontram-se: sangramento de verrugas , febre, mal-estar , artralgia , anorexia , mialgias, palidez e hepatoesplenomegalia.
Diagnóstico
Durante a fase aguda pode ser feito através da obtenção de um esfregaço de sangue periférico com corante de Giemsa , culturas em agar de
Columbia
com sangue, imunotransferência , FII , e PCR .
O diagnóstico na fase crônica pode ser feita usando uma mancha de Warthin, biópsia verruga , PCR, etc. .
Tratamento
A droga de escolha durante a fase aguda é quinolonas tal como ciprofloxacina ou cloranfenicol em adultos e cloranfenicol mais beta lactâmicos em crianças.
Para a fase crônica, Rifampicina ou macrolídeos são usados para tratar adultos e crianças.
Bartonella henselae
A infecção por estas bactérias causa a chamada
Doença da Arranhadura do Gato. A infecção ocorre quando um indivíduo é arranhado ou mordido por um gato hospedeiro dessa bactéria.
A bactéria tende a se proliferar infectando a parede dos vasos sanguíneos, deixando o local lesionado com uma bolha vermelha característica da doença.