Bacteriose
Agente causador
Período de incubação
Principais sintomas
Prevenção
Meningite
A meningite é causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos ou vírus.
O período de incubação é em média de 3 a 4 dias. A maioria dos pacientes são internados 24 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas.
Febre alta, rigidez da nuca, intensa dor de cabeça e prostração.
Todos aqueles que tiveram contato prolongado ou íntimo com um paciente com meningite devem iniciar tratamento profilático com antibióticos nas primeiras 24 horas após a identificação do primeiro caso. Os contactantes devem ficar em observação por 10 dias (não é necessário internamento) e devem procurar atendimento médico ao surgimento de qualquer sintoma.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch.
O período de incubação, desde o momento da infecção até ao desenvolvimento de uma positividade à tuberculina, é de cerca de 4 a 12 semanas para detecção das lesões primárias.
Tosse persistente que pode estar associada à produção de escarro; pode ter sangue no escarro ou tosse com sangue puro; febre; suor excessivo à noite; perda de peso; perda do apetite e fraqueza.
Para uma boa prevenção, o mais importante é detectar e tratar todos os pacientes bacilíferos, ou seja, todos aqueles com o bacilo de Koch nos pulmões (doentes). A prevenção da tuberculose é feita principalmente através da vacinação. A vacina B.C.G (Bacilo de Calmette e Guérin), não possui eficácia de 100%, mas perimitiu reduzir o número de casos de tuberculose no mundo todo.
Pneumonia
A pneumonia pode ser causada, em ordem decrescente de frequência, por: bactérias, vírus, fungos e parasitas.
O período de incubação da pneumonia varia, dependendo do tipo de vírus ou bactéria responsável pela infecção. O vírus sincicial respiratório, uma causa comum de pneumonia em crianças, possui um período de incubação