Bacterias
Reino das moneras: bactérias e cianofícias, seres unicelulares e procariontes
Moneras são todos os seres vivos unicelulares e procariontes: a célula desses seres não apresenta núcleo organizado e o material genético encontra-se disperso no seu interior. No reino das moneras estão as bactérias e as cianofíceas (também chamadas de cianobactérias ou algas azuis).
As bactérias
As bactérias são seres unicelulares microscópicos. Espalharam-se pelo mundo e podem ser encontradas no ar, na água e no solo.
Dependendo da forma que apresentam, as bactérias recebem nomes especiais:
Cocos => Têm a forma de esferas. Podem viver isoladas ou em grupos, formando colônias. Quando os cocos vivem dois a dois, chamam-se diplococos. Se formarem uma cadeia, denominam-se estreptococos. No caso de estarem reunidos em forma de um cacho, temos os estafilococos.
Bacilos => Tem a forma de bastonete.
Espirilos => Tem a forma de espiral.
Vibriões => Tem a forma de vírgula.
As bactérias podem se reproduzir muito rapidamente, dando origem a um número muito grande de descendentes em apenas algumas horas. A maioria deles tem reprodução assexuada, principalmente por cissiparidade ou divisão simples. Nesse caso, cada bactéria divide-se em duas, iguais à primeira. Elas se reproduzem principalmente dividindo-se em duas. Em boas condições ambientais e com fartura de alimento, elas podem duplicar-se a cada 20 minutos. Surgem três gerações de bactérias a cada hora. Em 24 horas, repetidas divisões produzem 5 sextilhões de novas bactérias.
Algumas bactérias se reproduzem sexuadamente com conjugação. Assim,