BACTERIAS
O molusco contagioso é provocado por um vírus, da mesma forma que as verrugas, mas por um grupo de vírus diferente, o grupo dos poxvirus, e ocasionam esta lesão que não é de origem cancerosa e como característica ela não afeta órgãos internos, acometendo somente a pele.
Ele atinge somente a parte mais superior da pele, a epiderme. Se adquire quando encostamos em pessoas que tem a doença, por contato direto.
Ele atinge as pessoas por as mesmas entrarem em contato com outras pessoas doentes, e facilmente pode ser contraído nas crianças por ter este maior contato com os colegas, e atingiriam mais as áreas de maior contato, e, nas piscinas, costumam contaminar as outras pessoas de forma a atingir grande número de pessoas, e por isto recomendo que sempre tratem antes de tomar banhos em locais públicos, evitando este contágio.
Molusco Contagioso
Contagia também muito rapidamente entre os familiares. É mais freqüente nos climas tropicais porque a umidade e o calor favorecem as pessoas andarem com menos roupa e te mais contato.
Ele é mais facilmente visto em crianças mais novas por que elas ainda não tem a imunidade desenvolvida, como nos adultos.
Ao examinar o paciente nós vemos pequenas lesões de 1-3 mm de diâmetro, podendo ser maiores, de cor discretamente rosada ou mesmo da cor da pele, com um pequena umbilicação no centro desta elevação ( pode não se ver à olho nu ) e costumam estar juntas, formando pequenos grupos é chamado de molusco contagioso por que esta doença facilmente se espalha para outras partes do corpo, através de pequenos machucados na epiderme ( pode ser muito pequeno e não podemos ver ) ou mesmo através da entrada dos pelos ( só não temos pelo na unha, lábio, palma e planta ) e rapidamente cresce após este contágio.
Como facilmente cresce nas áreas de contato, repetindo, teremos mais nas áreas de contato com as coisas