Bacterias
O que são:
Bactérias: As bactérias são pequenas e podem multiplicar-se com rapidez, simplesmente se dividindo por fissão binária
Do que elas gostam: Bactérias - possuem vida própria e preferem ambientes úmidos, ou seja, alimentos que tenham algum teor de água, embora algumas espécies de bactérias também possam se desenvolvar em alimentos mais secos. Gostam de alimentos ricos em proteínas. Estão presentes não só nos alimentos, mas também no próprio homem (intestino, nariz, boca, mãos, pulmão) e no meio ambiente.
Onde vivem: As bactérias de vida livre estão em todos os tipos de habitat. Por causa de sua capacidade de adaptação, sobrevivem em muitos ambientes que não sustentam outras formas de vida. São encontradas no corpo humano, principalmente dentro do trato digestivo e na pele, nas mais baixas temperaturas da Antártida, em águas ferventes de fontes naturais quentes, nas profundezas escuras dos oceanos, em meio terrestre úmido, e até mesmo em lugares que não tem oxigênio.
Formas: Cocos – estas bactérias têm o formato de uma esfera, e quando estão agrupados formam colônias.
Bacilo – estas bactérias têm o formato de um bastonete
Espirilos – estas bactérias têm um formato espiral
Vibriões – são bactérias que têm o formato de uma vírgula.
Classificação: Podemos classificar as bactérias em três grandes grupos: as Gram-positivas, as Gram-negativas e os Micoplasmas.
Reprodução : assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células.
Algumas espécies de bactérias originam, sob certas condições ambientais, estruturas resistentes denominadas esporos.
Para as bactérias considera-se reprodução sexuada qualquer processo de transferência de fragmentos de DNA de uma célula para outra.
Na transformação, a bactéria absorve moléculas de DNA dispersas no meio e são incorporados à cromatina. Esse DNA pode ser proveniente, por exemplo, de bactérias mortas. Esse processo ocorre