bacterias
Os micróbios incluem os vírus, as bactérias, os protozoários, as algas unicelulares, fungos (as leveduras unicelulares assim como os demais fungos pluricelulares) e os ácaros. Diferente do que muitos pensam, seres microscópicos não são necessariamente seres unicelulares, um exemplo disso são os próprios ácaros.
Muitos microorganismos são agente patogénicos, mas muitos são benéficos para outras espécies, vivendo como simbiontes, ou para o meio ambiente, como as bactérias que decompõem a matéria orgânica dentro do ciclo biogeoquímico.
O Isolamento destes consiste na obtenção de culturas puras que envolvem somente o organismo de interesse. Na fase do isolamento, ocorre a seleção de uma colônia através da observação da produção de determinado produto ou da morfologia da colônia.
A identificação depende de varias observações como: morfologia celular: dimensões, forma, comportamento, estrutura. Depende também das características culturais tais como: formação das colônias em diferentes meios. Genética: sequencia de genes específicos e depende também da fisiologia: existência nutritiva, fontes de carbono e nitrogênio e fatores de crescimento.
Objetivos:
- Fazer semeadura;
- Transferência para a Placa de Petri;
- Coloração em Gram;
- Vizualização das lâminas;
Material Utilizado:
- Placa de Petri;
- Alça e agulha;
-Corantes: cristal de violeta, álcool, lugol, fucsina;
Metodologia:
Primeiramente ao entrar no laboratório, limpou-se a área a ser utilizada com álcool para evitar quaisquer contaminação, e em seguida colocou-se os acessórios para iniciação da aula prática.
1ª parte: Aula com intuito de aprender a semear a placa de petri. Flambando-se a agulha e alça para retirar qualquer microorganismo/bactéria existente ali, e deixou-se ao lado do bico de Bunsen para segurança. Cada integrante do grupo refez a experiência, lembrando que não havia material algum no tubo,