Bacterias Multirresistentes
Curso de Graduação em Enfermagem
bactérias multirresistentes
ARAcaju / se
2015
catia regina s. de souza glaice kelly da silva valença lucas santana santos mateus santos reis thamyris santos silva tyara larica de oliveira santos
bactérias multirresistentes
Pesquisa elaborada com intuito de obter conhecimento sobre o tema acima citado, apresentado ao Profª Luan Araújo Cardoso, referente à disciplina Prevenção contra Infecção.
ARACAJU/SE
2015
bactérias multirresistentes
INTRODUÇÃO A resistência microbiana é um fenômeno mundial, que ocorre de forma natural, onde os microrganismos vem desenvolvendo resistência a maior parte dos antimicrobianos, que eram indicados para o seu tratamento. As bactérias são consideradas microorganismos multirresistentes (MR) observando critérios epidemiológicos, clínicos e laboratoriais. Diz-se que uma bactéria é resistente a determinado antibiótico quando o germe é capaz de crescer in vitro em concentrações usualmente alcançáveis no sangue pelo agente antimicrobiano. Atualmente, os MR estão classificados em três categorias:
1. MDR (“Multidrug-resistant”) quando são resistentes a um ou mais antimicrobiano de três ou mais categorias testadas.
2. XDR (“Extensively drug-resistant”) quando são resistentes a um ou mais antimicrobiano em quase todas categorias (exceto uma ou duas). 3. PDR (“Pandrug-resistant”) resistente a todos os agentes antimicrobianos testados.
Qualquer alteração do padrão de resposta ao tratamento usual de uma infecção ou dos resultados dos testes de sensibilidade antimicrobiana de uma espécie de microorganismos deve ser avaliada quanto à necessidade de medidas especiais de controle de transmissão.
GRAM NEGATIVOS
ANTIMICROBIANOS RESISTENTES
Enterobactérias
Klebsiella spp., E. coli, Proteus mirabilis Citrobacter spp., Enterobacter spp., Serratia spp., Providencia spp., Morganella spp
- Cefalosporinas de 3ª ou