bacterias de importancia medica
Compreende um grupo heterogêneo de bacilos Gram-negativos fermentadores da glicose, constituído atualmente de 42 gêneros e mais de 100 espécies. Algumas poucas espécies são patogênicas, causando enteroinfecções no homem e animais, outras são consideradas patógenos oportunistas, geralmente associados a infecções relacionadas à assistência à saúde.
Muitas espécies raramente ou nunca foram isoladas de casos de infecções no homem.
Os gêneros e espécies de enterobactérias podem ser diferenciados com base em características bioquímicas. Algumas destas características podem diferenciar biotipos em cepas pertencentes a uma mesma espécie.
As enterobactérias possuem características em comum que definem a família Enterobacteriaceae:
São bacilos Gram-negativos;
Fermentam a glicose com ou sem produção de gás;
São aeróbios e anaeróbios facultativos;
A maioria reduz nitrato a nitrito;
A maioria é oxidase negativa e catalase positiva;
Podem ser móveis por flagelos peritríqueos ou imóveis;
Crescem bem em meios comuns de cultura, como ágar MacConkey.
A fermentação da glicose e a produção de gás podem ser observadas em um tubo de 12 x 120 mm contendo água peptonada com indicador de pH azul de bromotimol, acrescentado de glicose na concentração final de 1% e um tubo de Durhan invertido dentro do tubo. A fermentação da glicose é verificada pela viragem do indicador para a cor amarela, e a produção de gás, pela formação de bolhas dentro do tubo de Durhan.
Pseudomonas
Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria móvel, em forma de bastonete, medindo cerca de 0,6 x 2,0mm. É Gram-negativa e ocorre como bactéria isolada, em pares e, em certas ocasiões, em cadeias curtas.
É um organismo saprófito difundido na natureza, particularmente em ambientes úmidos e dotado de pequeno potencial patogênico. No entanto, devido a sua habilidade de sobreviver em materiais inertes e sua resistência a muitos anti-sépticos e antibióticos, Pseudomonas aeruginosa tem se