BACT RIAS
As bactérias são organismos unicelulares primitivos (ou seja, o individuo é uma célula procarionte) pertencentes ao reino Monera, com necessidades nutricionais refinadas, por isso só conseguem viver parasitando animais, plantas ou ambientes ricos como o leite, e geralmente colaboram com nossos processos nutricionais e digestivos.
As bactérias apresentam uma estrutura celular bastante simples. Diferente do que ocorrem com as células animais e vegetais, elas nem sempre apresentam as mesmas características, com isso, apresentam variações em sua forma, tamanho, virulência, etc.
Esta forma de vida unicelular e procarionte podem ser encontrados isolados ou em colônias. Muitas bactérias possuem estruturas extracelulares como flagelos ou cílios, organelas de locomoção presentes nas bactérias móveis.
Muitas delas podem possuir esporos (formações que conferem resistência às bactérias), devido ao meio ambiente inadequado à sua condição de vida, esta é uma forma delas se manterem vivas até encontrarem sua condição ideal de sobrevivência. Há ainda aquelas que não possuem esporos, estas são chamadas de vegetativas.
De forma geral, as bactérias apresentam entre suas organelas: cápsula, membrana plasmática, ribossomos, parede celular, DNA, flagelo. Elas podem ser classificadas em dois grupos: gram-positivas ou gram-negativas
Todas as bactérias são organismos procarióticos – cujo DNA não está organizado em estruturas elaboradas (única molécula de fita dupla).
} A cápsula, presente principalmente em bactérias patogênicas é formada por polissacarídeos e tem uma consistência de um muco. Tal estrutura mucosa confere resistência às bactérias patogênicas contra o ataque e englobamento por leucócitos e outros fagócitos, protegendo-as de possíveis rupturas enzimáticas ou osmóticas.
} A parede celular das bactérias é uma estrutura rígida e é formada por um complexo mucopeptídico, que dá a forma à bactéria.
} A membrana plasmática recobre o