Bacillus cereus
Doenças:
* Forma diarreica: causada por uma proteína de grande peso molecular; * Forma Emética: na qual o vômito é abundante, causada por uma proteína de baixo peso molecular.
Reservatório:
* Frequente no solo e meio ambiente, é encontrado em baixos níveis e em alimentos crus, secos ou processados.
Período de Incubação: * De 1 a 6 horas em casos onde o vômito é predominante; * De 6 a 24 horas onde a diarreia é predominante.
Modo de Transmissão: * Ingestão de alimentos mantidos em temperatura ambiente por longo tempo, depois de cozidos, o que permite a multiplicação dos organismos. * Surtos com vômitos predominantes são mais comumente associados ao arroz cozido que permaneceu em temperatura ambiente.
Sintomas:
* Toxina Emética: a doença assemelha-se muito à intoxicação estafilocócica e caracteriza-se por náuseas (principal sintoma), vômitos, cãibras abdominais e diarreia. Não há febre * Toxina Diarreica: provoca uma acumulação de líquido no intestino, causadora de diarreia, dores abdominais, mas sem febre
Prevenção:
* Evitar manter à temperatura ambiente alimentos cozidos e de baixa acidez * Resfriamento rápido dos gêneros alimentares previamente cozidos * Reaquecer os alimentos a temperaturas superiores a 65ºC antes de serem servidos * Evitar sobras de arroz * Prática de regras gerais de higiene
Tratamento:
* Sintomáticos com reposição hidro-eletrolítica em casos mais graves.
Alimentos Associados: * Alguns alimentos são mais suscetíveis a presença deste bacilo. Tais como: carnes, leite, peixes e vegetais. * Já os surtos relativos a vômito têm como principal elemento suscetível alimentos a base de arroz, massas, batatas e queijos também representam perigo.
Medidas de Controle: * Notificação de