Bacillus Anthracis
Biossegurança
Micro-organismo: Bacillus anthracis
Micro-organismo: Bacillus anthracis
Esses bacilos têm mais de 80 agentes infecciosos (cepas ou estirpes) conhecidos, uns são muito virulentos, outros são inofensivos. Esta espécie de bacilo foi a primeira bactéria descrita como causadora da zoonose Carbúnculo (ou Anthrax, como é mais conhecida). Essa doença pode se apresentar de 3 maneiras distintas: cutânea, gastrintestinal ou respiratória (a mais severa das três). Esta espécie produz endósporos que podem tranqüilamente ficar em estado de latência por anos (até cerca de 200 anos!), em lugares inóspitos, esperando o momento mais propício para iniciar sua reprodução. Como geralmente estes esporos estão no solo, os animais herbívoros os ingerem mais freqüentemente, dando início ao ciclo de desenvolvimento. Certamente este herbívoro morrerá, e este bacilo continuará alimentando-se agora da carne do animal e produzindo novos endósporos. E é aí que está o maior perigo de contaminação para o homem: a carne contaminada do animal e os endósporos no ar (podem ser facilmente inalados).
Nível de biossegurança
NB-3
EPI´s
Respirador Purificador de ar motorizado com máscara e filtro de alta eficiência ( HEPA).
Roupas de proteção descartáveis com capuz e botas integrados (protege a pele e elimina a probabilidade de transferência de poeira contaminada para lugares longe do local de trabalho. Usar calçados de borracha descartáveis com material antiderrapante reduz a probabilidade de queda em superfícies úmidas ou poeirentas.
Luvas descartáveis: Luvas descartáveis feitas de borracha nitrílica leve ou vinil protege as mãos do contato com poeiras potencialmente contaminada, sem comprometer a habilidade necessária. O vestuário de proteção deve ser removido e descartado antes de remover a respirador. EPC´s necessários
Cabines de Segurança