bacias hidrográficas
O clima da Itália pode variar de região para região. O norte italiano (Milão, Turim e Bolonha tem um clima continental, quando a sul de Florença se encontra o clima Mediterrâneo. O clima das áreas litorâneas da península é muito diferente do interior, particularmente nos meses de inverno.
As áreas mais elevadas são frias, úmidas e recebem freqüentemente precipitação de neve. As regiões litorâneas têm um clima Mediterrâneo típico com invernos suaves e verões quentes, geralmente secos. A região alpina é marcada por um clima frio de montanha, com invernos rigorosos e verões brandos. Stelvio, por exemplo, possui médias de -12 °C no inverno e +5 °C no verão. Há diferenças notáveis nas temperaturas, sobretudo durante o inverno: em certos dias de dezembro ou janeiro pode nevar em Milão com -2 °C, quando em Palermo ou Nápoles as temperaturas são de +5 °C. Em certas manhãs Turim pode amanhecer com -10 °C, quando ao mesmo tempo Roma se encontra com +0 °C e Reggio Calábria com +6 °C. No verão a diferença é mais clara, a costa leste não está tão úmida como a costa ocidental, mas no inverno está geralmente mais fria. Nos meses de inverno os Apeninos recebem neve regularmente.
A Itália é sujeita a condições altamente diversificadas no outono,inverno, primavera, e mesmo no verão quando nas cidades do norte, como Turim, Milão, Pavia, Verona ou Udine podem vir chuvas durante o dia. Já a sul de Floren o verão é tipicamente seco e ensolarado. Entre novembro e março o vale do rio Pó é frequentemente coberto pela neve, sobretudo a zona central (Pavia eCremona). A neve é algo completamente comum entre dezembro e fevereiro em cidades comoTurim, Milão e Bolonha, nos invernos de 2005 - 2006, Milão recebeu aproximadamente 70/80 cm de neve, Pavia 50 cm, Trento 160 cm, Vicenza em torno de 45 cm, Bolonha em torno de 30 cm ePiacenza ao redor de 80 cm. Geralmente o mês mais quente, é agosto no sul, e julho no norte, nesses meses os termômetros podem marcar 42 °C no sul e 33 °C no