Bacias Hidrográficas do Piauí
Curso Técnico Concomitante/Subsequente em Meio Ambiente
Módulo: III
Turno: Noite
Turma: 2012.1
Disciplina: Manejo de Bacias Hidrográficas
Professora: Bruna Iwata
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DO PIAUÍ
Aluna: Anaeliza Petersen de Albuquerque Veras
Corrente - PI
Abril/1013
Bacias Hidrográficas do Piauí
Bacia Hidrográfica é também conhecida como bacia de drenagem que consiste numa porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. Os limites entre as bacias hidrográficas, denominados divisores de água, encontram-se nos pontos mais elevados do relevo, sendo responsáveis pela separação das águas das diferentes bacias hidrográficas.
O Brasil, em virtude da sua grande extensão territorial, apresenta 12 grandes bacias hidrográficas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), que são os órgãos nacionais responsáveis pelo planejamento ambiental e o uso racional da água. Essas bacias de drenagem são delimitadas pela topografia do terreno. Confira as características de cada uma.
Presente nos estados do Piauí, extremo leste do Maranhão e na porção extremo oeste do Ceará, a Bacia do Parnaíba ocupa uma área de aproximadamente 334.112 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a cerca de 4% da área total do Brasil. O Rio Parnaíba é o principal da região, com aproximadamente 1.400 km de extensão. Os maiores afluentes do Parnaíba são os rios Balsas, Poti, Portinho, Canindé, Piauí, Uruçuí-Preto, Gurgueia, Longá, entre outros.
Esses rios fornecem água para uma população superior a 3,6 milhões de pessoas. Eles também são de fundamental importância para a realização de atividades econômicas, sobretudo para a agropecuária e a piscicultura (criação de peixes).
As vegetações predominantes na região