Bacias hidrográficas da Europa
A Europa possui uma área de 10,3 milhões de km², é limitado ao norte pelo Oceano Glacial Ártico, a oeste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Mar Mediterrâneo, pelo Mar Negro, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Cáspio, e a leste, pelos Montes Urais e pelo Rio Ural. O litoral europeu é bastante recortado e apresenta seis importantes penínsulas: Ibérica, Itálica, Balcânica, Escandinava, da Jutlândia, e de Kola e várias ilhas e arquipélagos, entre os quais as Ilhas Britânicas, a Islândia, Córsega, Sardenha, Sicília, Creta, os Açores e Madeira.
No continente europeu existem muitos países, dentre esses o de maior território é a Rússia, com 40% da área total, o restante abriga 40 países. Apesar de muitos países europeus possuírem territórios relativamente restritos, tornaram-se verdadeiras potências políticas e econômicas mundiais, tais como Reino Unido, Alemanha, França e Itália, que fazem parte do G-8 (grupo dos países mais ricos do mundo).
Quanto às características físicas ou naturais, a Europa apresenta uma série de particularidades.
1) Tendo como base o texto acima responda os itens abaixo:
a)Identifique as estruturas geológicas do território europeu e explique o processo de formação de cada uma.
Resposta: Na Europa, as rochas pré-cambrianas, cuja idade varia entre três bilhões e 570 milhões de anos, foram sucedidas por rochas das eras paleozóica, mesozóica e cenozóica. O continente europeu só tomou sua forma atual no início da época pliocênica, há aproximadamente cinco milhões de anos. Os tipos de rochas, áreas tectônicas e bacias sedimentares que se desenvolveram ao longo da história geológica da Europa têm acentuada influência nas atividades humanas atuais.
O desenvolvimento geológico da Europa pode ser sintetizado como segue: Rochas arqueanas (aquelas com mais de 2,5 bilhões de anos) são as mais antigas do período pré-cambriano e afloram no norte do escudo Báltico, na Ucrânia e no noroeste da Escócia. Duas importantes faixas orogênicas