Bacias hidrográficas Brasileiras
Escola Estadual Prof. Antonio Messias Gonçalves da Silva
Diretor(a):
Professor:
Aluna : Nayra Daniele Miranda Borges nº 22
Data: 31/10/2013 Turma: 124
Tema: Bacias Hidrográficas Brasileiras
Macapá/AP - 2013
Introdução
O trabalho a seguir visa aumentar o nosso conhecimento acerca de As bacias hidrográficas constituem situações de risco geológico, nas quais a intervenção qualificada e a opção de medidas eficazes de ordenamento do território podem contribuir para prevenir acidentes e reduzir perdas materiais e humanas.
É necessário definir regras de ordenamento de território, ou seja assegurar um processo integrado de organização do espaço biofísico.
A água é um dos agentes geológicos mais importantes na erosão, no transporte e na deposição de sedimentos e a sua influência é visível em todas as paisagens.
A bacia hidrográfica é formada por todos os cursos de água, mais ou menos organizados, de uma determinada região. Os cursos de água com o mesmo sentido de drenagem e uma única saída constituem a bacia hidrográfica que drena uma região.
Bacias hidrográficas Brasileiras
O Brasil, por ser um país de dimensões continentais, possui em seu território 12 bacias hidrográficas.
Rio Araguaia – um dos principais rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia.
Bacia Hidrográfica, também conhecida como bacia de drenagem, consiste em uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. O Brasil, em virtude de sua grande extensão territorial, apresenta 12 grandes bacias hidrográficas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), que são os órgãos nacionais responsáveis pelo planejamento ambiental e o uso racional da água. Essas bacias de drenagem são delimitadas pela topografia do terreno. Confira as