BACIAS HIDROGR FICAS E BALAN O HIDRICO
2468 palavras
10 páginas
BACIA HIDROGRÁFICA1.1. INTRODUÇÃO
A bacia hidrográfica é uma área de captação natural de água da precipitação que faz convergir os escoamentos para um único ponto de saída, seu exutório. A bacia hidrográfica compõe-se basicamente de um conjunto de superfícies vertentes e de uma rede de drenagem formada por cursos de água que confluem até resultar um leito único no exutório (TUCCI, 2009).
Segundo Viessman, Harbaugh e Knapp (1972), a bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente, drenada por um curso de água ou um sistema conectado de cursos d’água, dispondo de uma simples saída para que toda a vazão efluente seja descarregada.
Uma bacia hidrográfica compreende, então, toda a área de captação natural da água da chuva que proporciona escoamento superficial para o canal principal e seus tributários.
PARÂMETOS FÍSICOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
Consideram-se dados fisiográficos de uma bacia todos aqueles dados que podem ser extraídos de mapas, fotografias aéreas e imagens de satélite.
Basicamente são os fatores que influem no escoamento superficial como áreas, comprimentos, declividades, etc.
Dentre esses fatores os mais importantes são: área da bacia, forma da bacia, altitude média, declividade media da bacia, densidade de drenagem, sinuosidade da bacia, sistema de drenagem e relevo da bacia.
13
Área da Bacia
A determinação da área de drenagem de uma bacia é feita com o auxílio de uma planta topográfica, de altimetria adequada traçando-se uma linha divisória
(figura 4) que passa pelos pontos de maior cota entre duas bacias vizinhas.
Figura 4: Bacia Hidrográfica do Riacho Faustino.
Para que haja precisão na determinação da área utiliza-se um planímetro, com métodos geométricos de determinação de área de figura irregular ou com recursos intrínsecos aos aparelhos de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), quando se trabalha com a planta digitalizada.
Forma
A
forma
da
bacia
influencia
no
escoamento
superficial
e
consequentemente o hidrograma