Bacias de drenagem
Uma bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem[->0] (é o ato de escoar as águas de terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos sendo possível recorrer a motores[->1] como apoio ao escoamento. Os canais podem ser naturais (rios ou córregos) ou artificiais de concreto simples ou armado ou de gabião[->2]. Podem ser urbanos e/ou rurais e visam escoar as águas de chuvas e evitar enchentes). da água das precipitações[->3] (baixas terras onde a agua faz seu recurso). Área de um sistema de escoamento de águas superficiais, originadas de nascentes e/ou de chuva
A formação da bacia[->4] hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos[->5] que orientam os cursos da água[->6], sempre das áreas mais altas para as mais baixas.
Essa área é limitada por um divisor de águas que a separa das bacias adjacentes e que pode ser determinado nas cartas topográficas[->7] é a ciência[->8] que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas[->9].
. As águas superficiais, originárias de qualquer ponto da área delimitada pelo divisor, saem da bacia passando pela seção definida e a água que precipita fora da área da bacia não contribui para o escoamento na seção considerada. Assim, o conceito de bacia hidrográfica pode ser entendido através de dois aspetos: rede hidrográfica[->10] (designa os sistemas naturais ou artificiais capazes de drenar[->11] água superficial, em geral proveniente das chuvas; são compostos de canais conectados entre si, e a este conjunto de canais conectados dá-se o nome de rede de drenagem) e relevo[->12] (é aquilo que se sobressai na superfície). Em qualquer mapa geográfico as terras podem ser subdivididas nas bacias hidrográficas dos vários rios.
A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e