Bacia Reconcavo Sul
Docente: Heraldo Peixoto
Bacia Hidrográfica Recôncavo Sul
Bacia Hidrográfica
Uma bacia hidrográfica é uma área que possui um sistema de drenagem natural composto de um conjunto de superfícies e vertentes onde o movimento de água superficial converge para um único ponto de saída (MAGALHÃES, 1989; TUCCI, 1997, apud PORTO e PORTO, 2008). Por ser uma unidade fundamental para a captação de águas, uma bacia hidrográfica possui uma enorme importância socio-econômica, configurando-se como "palco unitário de interação das águas com o meio físico, o meio biótico e o meio social, econômico e cultural" (YASSUDA 1993, apud PORTO e PORTO, 2008).
Bacias Hidrográficas das Américas
Todo o continente americano possui um grande potencial hídrico devido, principalmente, aos grandes cursos d'água presentes no continente, os rios tributários que o alimentam e as suas consequentes bacias hidrográficas, que estão entre as maiores e mais importantes do mundo.
Na América do Sul, a maior bacia é a do Rio Amazonas que possui mais de 7 milhões de km², sendo também a maior bacia do mundo, abrangendo o território do Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Suriname, Guiana, Bolívia e Brasil. Possui mais de 7 mil afluentes e possui 25 mil quilômetros de vias navegáveis, o que denota a sua importância na área econômica, integrando áreas desses países.
É importante citar também a Bacia do Rio Orinoco, que é a terceira maior bacia da América do Sul, cobrindo uma área de 880 mil km². O Orinoco é o principal rio da Venezuela, cobrindo 80% do país, além de integrar 25% do território da Colômbia.
A segunda maior bacia do continente é a do Rio da Prata, que se estende por Brasil, Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai, ocupando uma área de 4,3 milhões de km². Seu rio mais importante é o Rio Paraná, considerado como o rio mais importante da América do Sul, levando em consideração apenas aspectos econômicos, pois tem grande exploração hidrelétrica. O Rio