Bacia hodrografica
PRECIPITAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
O regime hidrológico de uma região é determinado por suas características físicas, geológicas e topográficas, e por seu clima.
Os fatores climáticos mais importantes são: precipitação (principal “input” no balanço hidrológico de uma região) com sua distribuição e modo de ocorrência, e a evaporação que auxilia na redução do escoamento superficial e incorpora água na atmosfera. Outros fatores também importantes são: vento, temperatura e umidade, principalmente pela influência que exercem sobre a precipitação e a evaporação.
2. FATORES CLIMÁTICOS
Para o conhecimento da ocorrência das precipitações e o entendimento de sua distribuição, precisamos estudar outros fenômenos meteorológicos que as influenciam, como: ocorrência da umidade, distribuição da temperatura e do vento.
2.1. Atmosfera
Camada gasosa que envolve a terra, constituída por uma mistura complexa de gases que faria em função do tempo, da situação geográfica, altitude e das estações do ano.
Simplificando, a atm é constituída por ar seco, vapor d’água e partículas de sólido em suspensão. As partículas de origem inorgânica são de grande importância na condensação da água e formação das nuvens.
[pic]
Circulação Geral da Atmosfera e ventos
Essa camada se estende desde a superfície até aproximadamente 18 km.
A circulação geral é definida como a distribuição geral média dos ventos sobre a superfície do globo. Isto é possível através de cartas isobáricas anuais, delimitando-se sobre o globo zonas ou faixas de ocorrência de altas e baixas pressões e entre elas a predominância dos ventos.
a) Faixa equatorial de baixa pressão
Essa faixa se localiza um pouco ao norte do equador geográfico.
Predominam ventos fracos e variáveis
Os alísios convergem em superfície e os contra alísios divergem em altitude ou seja neste local o ar quente tende a subir e o ar frio tende a descer.
Grande umidade de ar
Muitas