Bacia Hidrografica
A bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente, drenada por um curso d’ água ou um sistema conectado de cursos d’ água, dispondo de uma simples saída para que toda vazão efluente seja descarregada.
Sistema que integra as conformações de relevo e drenagem. A parcela da chuva que se abate sobre a área da bacia e que irá transformar-se em escoamento superficial é chamada de precipitação efetiva. Age como um reservatório de água e sedimentos, defluindo-os em uma seção fluvial única.
O escoamento é a partir das maiores elevações do terreno, formando enxurradas em direção aos vales. O escoamento alcança córregos, riachos e ribeirões, os quais confluem e formam o rio principal da bacia. O volume de água que passa pelo exutório na unidade de tempo é a vazão ou descarga da bacia.
Classificação dos cursos d’água
Conhecimento do sistema de drenagem: que tipo de curso d’água está drenando a região.
Uma maneira utilizada para classificar os cursos d’água é a de tomar como base a constância do escoamento com o que se determinam três tipos:
Perenes: contém água durante todo o tempo. O lençol freático mantém uma alimentação contínua e não desce nunca abaixo do leito do curso d’água, mesmo durante as secas mais severas.
Intermitentes: em geral, escoam durante as estações de chuvas e secam nas de estiagem. Durante as estações chuvosas, o lençol subterrâneo conserva-se acima do leito fluvial alimentando o curso d’água o que não ocorre na época da estiagem.
Efêmeros ou temporários: esses cursos d’água só existem durante ou imediatamente após a precipitação e só transportam escoamento superficial.
2. DIVISORES
A bacia hidrográfica é individualizada pelos seus divisores de água e pela rede fluvial de drenagem; Divisor: identifica para onde escoa a água sobre o relevo usando como base as curvas de nível. A água escoa na direção da maior declividade. Divisor não corta drenagem, exceto no exutório. Divisor passa pela região mais elevada