Bacia do Alto Jaguaribe
FALCUDADE DE TECNOLOGIA CENTEC – FATEC - CARIRI
BACIA DO ALTO JAGUARIBE
JUAZEIRO DO NORTE – CE
2013
NATHÁLIA CRUZ CRISOSTOMO
BACIA DO ALTO JAGUARIBE
Projeto apresentado ao professor
Dr. Júlio César de Sales como requisito para obtenção de nota da disciplina de Gestão de Bacias
Hidrográficas
do
Curso
de
Tecnologia
em
Saneamento
Ambiental, VI semestre.
JUAZEIRO DO NORTE
2013
1 INTRODUÇÃO
A bacia hidrográfica é um sistema ambiental heterogêneo. Reúne em mesmo espaço, entre vertentes, solos, vegetação, água e outros elementos solubilizados de características e condições ambientais variáveis e que podem ser ressaltadas pelas influências antrópicas.
Dentro da classificação da paisagem, a bacia hidrográfica constitui um geossistema, paisagem nítida e bem circunscrita, que resulta da combinação local e única de fatores e dinâmicas comuns.
O comitê de bacia hidrográfica é o instrumento de participação da sociedade na gestãodos recursos hídricos, consistem no espaço para discutir, formular e intervir nas políticas de recursos hídricos para a bacia. É um espaço de negociação social e é um organismo de estado.
A bacia do Alto Jaguaribe tem uma área de drenagem de 24.636 km², correspondente a 16,56% do território Cearense. Localiza-se a montante do açude Orós.
Esta bacia é composta por 24 municípios e apresenta a capacidade de acumulação de águas superficiais de 2.792.563.000 bilhões de m³, num total de 18 açudes públicos gerenciados pela COGERH.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Conhecer o as características da bacia do Alto Jaguaribe
2.2 Objetivos Específicos
Conhecer Características e aspectos tais como:
Conhecer a localização;
Analisar a caracterização Físico-ambiental;
Conhecer os aspectos geológicos, geomorfológicos, hidrográficos, climáticos e a vegetação; Observar dinâmica do escoamento superficial;
Comparar a relação escoamento superficial –