Bacia de evapotranspiração
Pesquisa e Atividades Complementares:
Bacia de Evapotranspiração
Trabalho acadêmico apresentado como da disciplina PAC, do curso de Engenharia, da Faculdade Anhanguera de Matão.
Profº. Gabriel Nunes
Denis Augusto Franciscatto - RA: 0903334900
Fernando Ferrari Reguero - RA: 0926252499
Maciel Antonio Spinelli - RA: 0901343531
Nelson Luiz Chiozzini - RA: 0992000000
Sara Carina Marques - RA: 0992000025
MATÃO – SP
Maio – 2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
Sistema de tratamento de esgoto por evapotranspiração 3
Procedimento para Construção da Bacia 4
Custos de Implantação do Projeto 9
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
A Bacia de Evapotranspiração será usado para tratamento das águas negras, aquelas usadas nos sanitários para descarga. Não há saída de efluentes do sistema e visa substituir as fossas sépticas e sumidouros, com ganhos de segurança sanitária, economia financeira por usar restos de construção e pneus usados e também pela facilidade de construção. Beneficiando famílias de baixa renda e diminuindo a demanda por canalizações e ETEs (estações de tratamento de efluentes) públicas, uma vez que desse sistema não há saída de efluentes.
O Círculo de Bananeiras será usado para o tratamento das águas cinza, aquelas usadas nas pias, chuveiros e máquinas de lavar roupa. Este sistema visa tratar separadamente as águas que não estão contaminadas com dejetos humanos. Isto irá diminuir bastante o volume de água no sistema principal de tratamento da casa. Como o tratamento da água cinza é bem mais simples, ele demanda menos recursos e ainda aproveita a riqueza de nutrientes da água cinza, para alimentar plantas frutíferas.
Sistema de tratamento de esgoto por evapotranspiração
O sistema de evapotranspiração aqui detalhado é basicamente uma trincheira impermeabilizada com concreto magro ao fundo e nas paredes. As paredes da trincheira são