Bacharelo
Problema: Quais os efeitos da contaminação bacteriana no processo de fermentação alcoólica?
Objetivo: Apontar os problemas causados pela contaminação bacteriana durante o processo de fermentação alcoólica.
Justificativa:
A fermentação alcoólica é um processo biológico que ocorre em microrganismos como a levedura, que utilizam o açúcar como matéria prima para produção de etanol. Na indústria a levedura utilizada para este processo é a Saccharomyces cerevisiae, um dos principais microrganismos para a produção do álcool pela facilidade de trabalho, pois executa o processo mesmo em condições adversas como altas concentrações de açúcar, condições aeróbias e até mesmo variações de pH. Porém apresenta um agravante quando é submetido a competições com outros tipos de microrganismos como as bactérias.
A contaminação por bactérias pode ocorrer em diversas etapas do processo, desde a lavoura até o setor de fermentação. Durante a colheita a cana-de-açúcar é queimada e cortada e nesta etapa o corte da cana facilita a invasão de bactérias no seu tecido vegetal. Durante a armazenagem, a cana muitas vezes fica alojada em espaço não assépticos por tempo maior que 24 horas contribuindo para sua deterioração e consequentemente um aumento da carga microbiana na matéria prima. Após a estocagem, a cana é lavada e neste caso, as condições e parâmetros da água utilizada também devem ser monitorados e tratados quando necessário. A utilização de uma fonte de água fora das especificações também afeta negativamente a matéria prima.
A moagem é outra etapa crítica no processo, pois ela muitas vezes utiliza-se de equipamentos como bombas, filtros e tubulações que entram em contato com a matéria prima e devido à falta de assepsia ocasionam o aumento do número de bactérias presentes no meio.
Ao final do processo de preparo da matéria prima, ao serem transformadas em xarope, obtêm-se um meio de cultura favorável ao crescimento de bactérias.