Bacharelado
Thaís Moron Machado, thaismoron@pesca.sp.gov.br
Marcos Guilherme Rigolino
Yara Aiko Tabata
Pesquisadores Científicos – APTA – SAA - SP
Oncorhynchus mykiss
____________________________
* Trabalho produzido entre 1993 e 1996, na Estação Experimental de Salmonicultura de
Campos do Jordão, então vinculada ao Instituto de Pesca, e divulgado em jun./2007
1
A truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss) é um peixe da família do salmão, originária do oeste da América do Norte. Foi introduzida no
Brasil por volta de 1949, por iniciativa do Ministério da Agricultura para povoar os rios das regiões serranas, pobres em fauna aquática nativa.
A truta encontrou nas frias corredeiras do nosso país o hábitat perfeito para sua criação e, devido às suas características, logo despertou grande interesse por parte de criadores em realizar o seu cultivo comercial. É considerada um peixe nobre, de sabor delicado e de excelentes qualidades nutricionais, pois, além de se constituir em ótima fonte de proteína de alto valor biológico, vitaminas e sais minerais, possui Ω 3 (Ômega 3): ácidos graxos responsáveis pela redução dos níveis de colesterol no sangue.
Restrita a regiões frias, a truticultura representa uma atividade econômica alternativa: caracteriza-se como cultura intensiva, alcançando alta produtividade em pequenas áreas. Atualmente, os maiores produtores encontram-se nas regiões da Serra da Mantiqueira
– SP, Região Serrana do RJ e MG, Serra do Caparaó – ES e Santa
Catarina.
Segundo dados fornecidos pela ABRAT (Associação Brasileira de
Truticultores), a produção nacional de trutas encontra-se na faixa de
2.000 t/ano, e é comercializada basicamente no eixo Rio - São Paulo.
Existe um mercado praticamente inexplorado nas capitais dos Estados e nas grandes cidades do interior com bom nível socioeconômico.
Levantamentos de mercado (ABRAT) indicam um potencial de comercialização de cerca de 3.000 t/ano, contra