bacharelado
NA FERMENTAÇÃO
PARA MINIMIZAÇÃO
DO CUSTO DE PRODUÇÃO
1. O que é Fermentação Alcoólica ?
Toda célula viva tem uma composição muito diferente do meio onde ela vive.
Caso ela não gastasse energia para se manter no meio, a tendência seria a célula desaparecer e sua composição ser diluída no meio.
A fermentação alcoólica é uma forma muito eficiente da célula (de levedura, no nosso caso) de obter energia a partir do meio.
A levedura obtém esta energia desmontando a molécula de açúcar, que por sua vez foi acumulado pela cana-de-açúcar, a partir do CO2 da atmosfera, usando a fotossíntese.
Como a fotossíntese usa a energia solar para montar a molécula de açúcar, concluímos que a energia que mantém a célula diferente do meio é em ultima analise a energia solar.
O açúcar tem energia suficiente na sua molécula para ser conservado na forma de etanol, que será queimado nos motores (gerando bastante trabalho) a ainda para gerar mais leveduras e ainda para devolver ao ambiente calor, pois na fermentação um subproduto importante é a liberação de calor.
Veja também que junto com cada molécula de etanol é também liberada uma molécula de CO2 que voltara para a atmosfera permitindo o funcionamento de todo sistema.
A fermentação alcoólica é portanto, no caso da levedura parte importante do metabolismo, é a parte em que a molécula é desmontada para obtenção de energia. Esta parte é chamada de catabolismo. A outra parte importante é o anabolismo onde a energia do açúcar servira para montar a célula, portanto de composição bem mais complicada do que o açúcar.
O metabolismo visa portando (do ponto de vista da célula) a sua conservação o que ela consegue através da reprodução.
Na indústria fazemos o possível para enganar a célula ou seja, fazemos com que a reprodução seja reduzida ao mínimo e a quebra do açúcar seja aumentada ao máximo.
Como conseguimos fazer isso?
Como a célula tem processos