Bacharelado e Licenciatura
• um instrumento de ensino que desenvolve a aprendizagem e a saúde, e é essencialmente um meio de ensino da atividade física como parte da experiência educacional dos alunos;
• promoção de uma base sólida de competência física e conhecimento das atividades físicas, crescimento e desenvolvimento, entendimento da importância de um estilo de vida saudável, uma autoestima positiva no contexto da Educação Física.
• um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos.
A Educação Física está ligada a um desenvolvimento integral do corpo e da mente, atuando não só no desenvolvimento individual como no da sociedade como um todo, através de suas áreas de atuação.
O profissional da Educação Física atua de acordo com cada grupo, diferenciando seja por classe, faixa etária, necessidades especiais, respeitando as diferenças e individualidades. Deve ser feita uma análise do grupo pelo profissional, para assim avaliar seus meios de intervenção e planejá-los. O profissional atua pelas atividades físicas, utilizando-se de diferentes técnicas e garantindo sempre a segurança daqueles que praticam, desenvolvendo o bem-estar, cooperação, solidariedade, auto-estima e outros valores. Sua intervenção pode ser feita em ambientes públicos como praças, parques, assim como em locais privados como hotéis, clubes, escolas, academias, condomínios, hospitais, etc.
A área da Educação Física se divide entre Licenciatura e Bacharelado. A partir de 18 de fevereiro de 2004, o curso de Licenciatura em Educação Física passou a formar profissionais para a atuação em áreas escolares de educação infantil e do ensino fundamental e médio. A divisão foi feita devido à necessidade de identificar, caracterizar e delimitar as diferentes áreas de intervenção dos profissionais de Educação Física.
O Bacharelado forma profissionais para a área não-escolar como academias, hotéis,