Bacharela
A REDAÇÃO PELO
PARÁGRAFO
EDITORA
UnB
INTRODUÇÃO
Método
Construir parágrafos é organizar e desenvolver ideias, umas ligadas às outras. Organizar e desenvolver ideias é difícil; por isso, requer um método que facilite o trabalho do escritor. Esse método depende da cultura e do modo de pensar de cada povo. O antropólogo americano Robert Kaplan, ao estudar a cultura dos povos anglo-saxões, latinos e árabes, identificou três estilos de pensamento: inglês, românico e árabe.
• O pensamento inglês é retilíneo ou direto; adota a ideia central e avança, aglutinando as ideias secundárias ao redor da ideia principal.
. O pensamento românico, pertencente às línguas latinas (onde se inclui o português), é indireto; a ideia principal avança por meio de digressões ou explicações secundárias.
. O pensamento árabe caminha cm espiral, isto é, as ideias secundárias avançam em círculos cada vez menores até chegar à ideia central.
Os americanos e os ingleses, que pensam de modo mais direto e pragmático, criaram uma didática de redação, já tradicional, com método para organizar e desenvolver parágrafos padrões; é um método mecanicista, que às vezes pode tolher a criatividade, mas é instrumento muito útil para quem deseja escrever. No Brasil, a didática de redação é ainda relativamente pobre e pouco praticada, dando-se demasiada preferência, no ensino de português, à análise sintática, à complexidade das regras gramaticais e às suas numerosas e cansativas exceções, não se levando em conta o modo de pensar digressivo dos latinos, o que explica, parcialmente, a séria dificuldade que os brasileiros enfrentam para escrever; não é à toa que algumas grandes redações de jornais e revistas brasileiros, e até a gráfica do Senado Federal, criaram o próprio manual de regras e estilo, não somente para facilitar o trabalho dos funcionários como também para cobrir lacunas existentes nos livros de gramática e redação.
Segundo a cultura