Bacharel
Atualmente a insegurança, principalmente nos grandes centros urbanos e a sensação de impunidade são assuntos recorrentes nos debates sobre segurança pública. Os índices de criminalidade assustam a população enquanto os governantes buscam medidas imediatistas e paliativas que lhe garantam votos nas próximas eleições, sem se comprometerem com um planejamento sério em longo prazo no campo da segurança pública.
Várias medidas podem e devem ser tomadas visando minimizar os efeitos da criminalidade. Importante destacar que é necessário um conjunto dessas medidas adotadas concomitantemente em várias vertentes, não só na policial. É necessária a integração, tanto entre as esferas governamentais quanto dos governos e sociedade civil, num esforço coletivo visando a melhoria da qualidade de vida da nossa sociedade.
Dentre uma variedade de atitudes interessantes cito: a utilização de policiamento comunitário, a criação dos conselhos de segurança, a implantação da escola pública em tempo integral com atividades esportivas, culturais, etc... , criar um diagnostico individualizado de cada local, planejamento e monitoramento. Assim no médio e longo prazo teremos resultados positivos na área da segurança pública.
2) Como os operadores da segurança pública poderiam atuar para equacionar a violência urbana?
Como parte integrante dos responsáveis pelo sistema de segurança pública, os operadores possuem papel fundamental no desenvolvimento de quaisquer programas que versem sobre esse tema. São a mão de obra intelectual, psicológica e física dos projetos a serem implantados.
Os profissionais dessa área precisam ser treinados para uma atuação democrática na prestação desse serviço tão importante para sociedade. A primeira medida diz respeito aos centros de formação dos policiais, pois é a partir daí, que o servidor vai sendo moldado conforme os