Bacharel
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
Cap. 1 – Marketing para o século XXI pp. 01-28
• A importância do Marketing
O autor inicia o texto falando que o marketing está em toda parte e está em tudo o que fazemos. Ele se torna cada vez mais indispensável para o sucesso nos negócios. O bom marketing não é acidental, ele resulta de planejamento e execução cuidadosos.
Mas essa ferramenta requer bastante cuidado na hora de se colocar em prática, pois, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e as empresas precisam tomar as decisões corretas, que nem sempre é fácil, pois envolve uma série de características, tais como: os atributos que devem incluir no novo produto, a que preço oferecê-lo aos consumidores, onde vender seus produtos e quanto gastar em propagandas e vendas.
• O escopo do Marketing
Mas, qual o significado do marketing? É preciso identificar as necessidades e o que satisfaz a sociedade. O marketing é aquilo que supre os desejos, essas necessidades que cada ser humano tem. Para isso acontecer, é preciso conhecer bem os seus consumidores potenciais. O marketing é tido também como uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, comunicação e a entrega de valor para os clientes. É uma arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação.
O autor afirma no texto que a parte mais importante do marketing não é vender! O objetivo é conhecer seu cliente e fazer com que o produto “se venda sozinho”. Um cliente disposto a comprar.
• Troca e transações
O autor lista cinco condições essenciais da troca:
-Que existam pelo menos duas partes
- Que todas as partes possuam algo em que possa ter valor para as outras partes
- Que todas as partes tenham capacidade de comunicação e de entrega
- Que todas as partes estejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca
- Que todas as partes acreditem ser adequado participar da negociação
E quando se