Bacharel
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MICROBILOGIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA
TITULO: COLORAÇÃO DE GRAM
INTRODUÇÃO:
A coloração de Gram é um método de coloração de bactérias em que consiste no tratamento sucessivo de um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com o reagente cristal violeta, lugol, álcool-acetona e fucsina básica. Essa técnica permite a separação de amostras bacterianas em Gram-positivas e Gram-negativas e a determinação da morfologia e do tamanho das amostras analisadas. A coloração de Gram é um dos mais importantes métodos de coloração utilizados em laboratórios de microbiologia e de análises clínicas, sendo quase sempre o primeiro passo para a caracterização de amostras de bactérias. A técnica tem importância clínica uma vez que muitas das bactérias associadas a infecções são prontamente observadas e caracterizadas como Gram-positivas ou Gram-negativas em esfregaços de pus ou de fluidos orgânicos.
OBJETIVO:
O Objetivo é desenvolver a prática da técnica de coloração para classificação das bactérias em gram-positivas e gram-negativas.
MATERIAIS E MÉTODOS:
Forma utilizados cinco lâminas de microscopia, cinco lamínulas de microscopia, duas alças bacteriológicas, uma placa de pré-cultivada de S. aureus, uma placa pré-cultivada de E. coli., 10 ml de solução salina estéril, corante cristal de violeta, lugol, solução de álcool-acetona, corante safranina, papel filtro, óleo de imersão, estufa 37°C e microscópio ótico de luz. Sobre a lâmina, colocou-se uma gota de solução salina com a alça bacteriológica , recolheu-se ima colônia pré-cultivada com alça bacteriológica, colocou-se a colônia selecionada junto à lamina e fizemos a homogeneização, fixamos o esfregaço no calor, cobrimos e esfregaço com cristal de violeta por 1 minuto, lavamos o esfregaço com água corrente removendo o excesso de corante, cobrimos novamente o esfregaço com lugol por 1 minuto e ai