Bacharel
1) São ações que favoreçam um ambiente saudável, clima organizacional positivo, adequado aos cuidados de saúde e doença e integração de benefícios.
2) A gestão da QUT lida com um conjunto de demandas no bem-estar na organização, daí sua importância nas organizações modernas beneficiando as empresas com redução do absenteísmo, redução de rotatividade, atitude favorável ao trabalho, redução/eliminação da fadiga, desenvolvimento das capacidades humanas, integração social e aumento da produtividade.
3) A nova realidade social e as mudanças no ambiente organizacional trazem exigências de natureza psicossocial trazendo os mais variados efeitos dentro das empresas, a preocupação com o efeito do trabalho sobre os indivíduos está ligada a sua eficiência. Um funcionário satisfeito irá contribuir positivamente para a empresa.
4) Os benefícios aos funcionários são: compreensão justa e adequada referente ao salário e jornada de trabalho; condições de trabalho seguras e salubres; desenvolvimento da capacidade humana; constitucionalismo na organização da trabalho; espaço da trabalho dentro da vida como um todo e relevância social da vida no trabalho.
5) Pode ser feito através de cinco fatores: aspectos biológicos, organizacionais, sociais, psicológicos e da vida pessoal.
6) Na ausência de uma boa qualidade de vida no trabalho surgem comportamentos e sintomas dos mais variados como stress, alteração no sono, problemas com ergonomia, falta de estímulos não despertando maiores interesses no individuo na tarefas, falta de perspectiva dentro da empresa e até sobrecarga nas exigências excedendo sua capacidade.
7) O empresário deve estimular à participação dos servidores; pesquisa de clima organizacional; avaliação e melhores no sistema de trabalho; TED; programas de saúde e qualidade de vida para maior bem-estar e satisfação do servidor.
8) Curto prazo – pesquisa de clima;