Bacharel
É Importante a criação de tal carta e discussão sobre o tema. Há 1 (um) ano atrás, foi revelado, com base em documentos secretos divulgados pelo norte-americano Edward Snowden, que cidadãos e empresas que usam no Brasil a rede mundial de internet são espionados pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, a NSA, em conjunto com a CIA, o que colocou em xeque a soberania do pais e privacidade dos cidadãos. Tal fato demonstra a importância da criação de uma carta reguladora da internet.
Penso ser importante não apenas a criação de uma carta reguladora com o intuito de proteger a internet contra governos e corporações, mas também de combater abusos feitos por usuários comuns, o que, segundo o texto, gera uma “crise de credibilidade na internet aberta”. Não é difícil ver no noticiário que alguém teve sua privacidade violada na internet. Além de casos de bullyng, ameaças, e outros absurdos feitos por usuários mal intencionados.
O Brasil foi um dos pioneiros na criação de uma lei que regulamenta a internet. O projeto, chamado de Marco Civil da Internet, que Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil, apesar de criticado por muitos, recebeu o apoio e elogio do criador da internet¹, Berners-Lee. Para ele, o Marco Civil da Internet ajudará a “inaugurar uma nova era”.
O Marco Civil da Internet pode ser usado como base para a criação de uma carta global de regulamentação da internet, pois dois dos pontos principais são a proteção a privacidade dos usuários e liberdade, pois como dito no texto, tais proteções ao usuário promoveria uma “comunicação