Bacharel
Se Deus criou todas as coisas, Deus criou o mal? Em primeira instância essa é uma questão que gera dúvida pois parece realmente que Deus criou o mal.
O mal existe por si só?
O mal não existe por si só, mas é a ausência do bem. Assim como um buraco na terra é a ausência terra em determinado lugar. Assim como o frio é a ausência de calor, assim como o escuro é ausência de luz.
Deus poderia desfazer a ação de Adão? Se assim o fizesse não deixaria o homem ser livre.
Deus permite o mal – ver caso de Jó
Princípio moral de perversidade. Aquilo que é o oposto do bem.
Acontecimento temporal relacionado a castigo. Exemplo: invasão de opressores. Deus permite o mal sobre os desobedientes. DeuteronÔmio 28.
O mundo tem uma natureza fixa e constante e obedece a determinadas leis.
Essas leis naturais nos foram imputadas após a queda e nos permitem exercer o nosso livre arbítrio. Por exemplo: Existe um piso molhado e Deus nos dá uma ordem (uma lei) para não andarmos sobre o piso molhado. A partir do momento que desobedecemos a ordem de Deus ficamos sujeitos as leis da natureza – Deus não nos tornará imunes a a cairmos porque estaremos sujeitos as leis do atrito e possivelmente poderemos cair e nos machucar.
O fogo é fogo para todas as pessoas. Para o ímpio ou para o justo. De longe ele pode ser confortável e de perto ele pode queimar. Ele não é bom nem ruim intrinsecamente – ele é um aspecto da natureza operando por determinadas leis.
Cada matéria que existe possui uma propriedade que independe de quem as manipula. Por exemplo: O algodão é mole na mão do justo, do injusto, do honesto do trapaceiro. O metal é mais sólido, e permite uma série de ações. Pode-se fazer uma faca para se alimentar, para matar alguém.
Assim, o universo e o mundo no qual vivemos funciona a partir de determinadas leis naturais que nem sempre serão agradáveis para uma pessoa.
Assim, toda a humanidade está sujeita a estas leis as quais Deus não pode mudar pois