Bacharel
Qual a relação entre linguagem e a nossa existência pessoal?
"[...] a nossa existência mais comum está totalmente imersa num universo falado e falante [...]" (ARONDEL-ROHAUT, Madeleine, 2005)
Nossa existência se baseia na convivência com outros seres humanos e, para nós, a comunicação é a parte mais importante dessa relação, seja ela através da expressão corporal, facial ou verbal daquilo que queremos que o outro entenda. Sendo que a última foi uma evolução das demais. Essa necessidade fez com que o homem evoluísse em sua linguagem e desenvolvesse signos e escrita, ampliando a forma de comunicação e trazendo inovações em diversas áreas. Nós somos seres que vivemos melhor em grupo e precisamos da linguagem nas inter-relações, bem como para nossa sobrevivência, nossa existência. Hoje, a complexidade da comunicação é tão vasta, que muitas vezes nos perdemos no meio de tanta informação. Mas a linguagem se tornou a principal responsável pela perpetuação da existência humana.
O que é a análise filosófica?
"[...] a análise filosófica é a exigência da comunicação na liberdade, na clareza e na vontade de compreender [...] analisar é ousar enfrentar a complexidade [...]" (ARONDEL-ROHAUT, Madeleine, 2005)
Após a evolução da linguagem, o homem começou a estender seu conhecimento, buscando assimilar sua existência, além de tentar elucidar suas dúvidas. Essa procura pelo conhecimento o fez e o faz, ainda em nossos dias, destrinchar, desenlear toda ideia, na tentativa de entender o porquê, o quando e o como de cada fato ou objeto. Questionar todos os pontos e perspectivas para encontrar a melhor explicação, a mais clara, aquela que alcançará o maior nível de compreensão no detalhamento do conceito aprofundado. É o modo de entendimento que usamos para decompor e discernir as diferentes partes de um todo e conhecer as diferenças que elas mantêm, ou seja, a análise filosófica procura analisar a complexidade e tenta descobrir o sentido de como desfazer os nós