Bacharel
A teoria das relaçoes humanas nos coloca de fronte ao homem social, complexo dotado de sentimentos e desejos.Já não é mais só o salário que o move mas a totalidade de fatos que o rodeiam . É o homem social se sobressaindo ao homo economicus. Dentre tantos teorico , Elton Mayo e equipe propros que o ser humano e motivado nao por estimulos salariais e economicos mas por recompensas sociais e simbólicas (Chiavenato,2003).
As motivaçoes sao forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa direcionando seu comportamento e seus penssamentos em determinadas situaçoes.
Muitas teorias motivacionais procuram identificar as necessidades comuns a todas as pessoas, a mais conhecida delas é a de Maslow chamada de hierarquia das necessidades humanas (Chiavenato,1994). Segundo Maslow as necessidade que influenciam o comportamento humano são
Necessidades fisiologicas: ou necessidades básicas como abrigo, sede,descanço; necessidade de segurança: proteção, estabilidade, fuga de qualquer perigo real ou imaginário; necessidade sociais: de relacionar-se, de ser aceito pelo grupo; necessidade de estima: auto-estima, de valorizar-se; necessidade de auto-realização: superação, progredir, poder participar das decisoes.
Com base em inumeras teorias motivacionais o lider possui um grande desafio que é identificar em que momento e qual teoria conssiderar, o desafio ainda é maior quando se trata de um numero grande de colaboradores sem esquecer que a medida que as geraçoes mudam , as formas de motivar se torna mais complexa. Segundo chiavenato , o bom desempenho requer muito mais que aptidoes e habilidaes, reuqre tambem motivação para trabalhar . o bom desenpenho depende de quao motivado o o empregado está.Portanto pode-se dizer a motivação da equipe é dos mais dificies trabalhos gerenciais.
O lider deve identificar as motivaçoes de cada menbro da equipe,fazendo com que amotivação intrinseca e a extrinsica se