Bacharel
NÚMERO DE REYNOLDS
SUMÁRIO:
I - Introdução
II - Objetivo de experimento
III - Fundamento teórico
IV - Procedimento experimental
V - Medições e cálculos
VI - Estimativa de incertezas
VII - Conclusão
VIII - Referencias Bibliográficas
I-
Introdução:
O Numero de Reynolds e utilizado para determinar o tipo de regime de escoamento de um fluido, sendo os regimes principais classificados como: Laminar e turbulento. A principal diferença entre os regimes é que no escoamento laminar, a velocidade é constante com o tempo e no escoamento turbulento, a velocidade apresenta flutuações aleatórias em torno de uma velocidade media. Para o calculo do Numero de Reynolds, no experimento se utilizara as formulas referentes a velocidade média do escoamento, viscosidade do fluido, massa especifica do fluido, diâmetro do tubo e do Numero de Reynolds. Com o Numero de Reynolds pode-se definir o regime da seguinte forma: Se Re < 2000 o regime é Laminar. Se Re > 4000 o regime é Turbulento. E se o Re ficar entre 2000 e 4000 o definimos como regime Transitório.
II-
Objetivo do experimento.
O experimento tem por objetivo determinar o Numero de Reynolds para cada teste feito e com esses valores determinados, compará-los com o regime observado nos experimentos.
Com isso poderemos avaliar a teoria empregada para o seu calculo.
III-
Fundamento teórico.
O número de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluidos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais e asas de aviões.
O conceito foi introduzido por George Gabriel Stokes em 1851, mas o número de Reynolds tem seu nome oriundo de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro hidráulico irlandês (1842–
1912), quem primeiro popularizou seu uso em 1883.
O seu significado físico é um quociente de forças: forças de inércia ( viscosidade ( ). É expressado